Dúvidas & Sugestões



Caso você tenha dúvidas em relação a sua carreira profissional, ou sugerir temas para serem postados no Coach de Carreira, mande uma mensagem, pela caixa de comentário, para o coach Pedro Eduardo Rodrigues. 




10 comentários:

  1. Boa tarde.
    Aqui na empresa, estou com problemas com um colega de trabalho. Tudo o que eu faço ele critica que tem algo errado, que deveria fazer diferente, enfim, vive pegando no meu pé, mas isso só quando o meu chefe está por perto. Acho que quer prejudicar a minha imagem com o meu chefe. O que devo fazer? Falo com esse colega ou falo com meu chefe? Abro o jogo com quem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro(a) leitor(a);
      Se você tem a certeza de que está fazendo a sua parte bem feita, não se preocupe com as criticas desse colega. Esteja aberto(a) a ouvir e refletir se de fato as criticas são sem fundamento ou se há algo que possa fazer melhor. Quando for confrontado(a) em uma situação na presença de seu chefe, responda com propriedade, coloque seu ponto de vista e deixe claro que irá analisar a sugestão dada. Isso sem elevar o tom de voz ou parecer arrogante. Com o tempo esse colega irá perceber que não está lidando com "qualquer um (a) e sim com um(a) profissional de qualidade. Se tiver abertura, busque o feedaback do seu trabalho junto ao seu gestor, mas sem tocar nesse assunto de achar que "estão pegando no seu pé". Sucesso! Pedro E. Rodrigues.

      Excluir
  2. Boa tarde Pedro. Primeiramente parabéns pelo blog, as dicas são super interessantes e tem me ajuda a refletir muito sobre minha carreira, a tal ponto de por nos meus planos de 2014, mudar de emprego. Só estou com uma dúvida: Devo falar antes com meu chefe ou arrumo outro e peço minha demissão imediata? Obrigado. Lucas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caro Leitor. Feliz Ano Novo! Primeira observação: quando se está empregado é o melhor momento para sair em busca de uma recolocação no mercado. Antes de falar com o chefe, reflita sobre o motivo pelo qual quer sair. Se for isso mesmo o que quer, converse sobre suas expectativas futuras com o seu chefe, deixando nas entrelinhas... falar diretamente pode te colocar numa saia justa!

      Excluir
  3. Eu tenho uma dúvida que já perguntei em outros blogs e não tive resposta, espero que me respndem. Minha amiga de trabalho do meu departamento tem um forte mal halito e as pessoas falam por tráz dela, as vezes nem eu aguneto, ofereço bala, mais não tenho coragem de falar pra ela e fico triste ver que as pessoas dão risada dela e fazem piadinhas por traz. Como devo falar com ela?

    ResponderExcluir
  4. Olá leitor(a), obrigado pela sua colaboração. Seu questionamento será tema para o post de amanhã - 24/01. Confirma no Blog Dicas do Coach. Abs.

    ResponderExcluir
  5. Prof. Pedro, primeiro, parabéns pelo blog. tenho acompnahdo e acho muito importe suas dicas. Queria sugerir que o Sr. falesse sobre o porque as empresas não dão retorno para nós quando não somos aprovados. Seria bom que até nos falassem o que erramos, porque não fomos escolhidos o que tem de errado com o perfil. Obrigado. João Carlos Silva - Santo André-SP

    ResponderExcluir
  6. João Carlos,obrigado pelo contato e sugestão. Em breve falarei sobre o assunto. Continue lendo o Blog e participando, a contribuição do leitor é muito importante para nosso trabalho. Abs. Pedro E Rodrigues.

    ResponderExcluir
  7. Sou profissional da área de Tecnologia da informação e vou completar 3 anos no meu atual emprego. Após formado na área e ainda sem saber o rumo que a minha carreira deveria tomar, venho desempenhando uma função na minha vida profissional que não gosto e não me identifico. Com o tempo me identifiquei com uma determinada área e venho me qualificando para uma possível vaga que possa surgir. Como tenho um ótimo relacionamento com o coordenador desta área, o mesmo me prometeu que conseguiria a minha transferência, já que ele mesmo já informou à gerência superior há grande carência de mais uma vaga no setor. Gostaria de saber se seria válido e de bom tom ter uma conversa franca com este gerente, já que o meu setor também está subordinado a ele e expor o meu grande interesse em fazer parte desta equipe e que também venho me qualificando para esta oportunidade. Obrigado, Anderson Costa - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson, obrigado por seguir o Blog e compartilhar a sua dúvida.
      Nesse caso, temo pelo conflito que possa gerar com o seu gestor atual, que será peça fundamental para essa sua possível transferência, já que provavelmente irá necessitar do "aval" dele. Além disso, promessa não é certeza, então aconselho não criar altas expectativas para não se decepcionar e ficar ainda mais desmotivado se a transferência não acontecer. Então na prática o que lhe dou como dicas:
      1) tenha uma conversar tranquila com seu atual chefe, sobre esse seu desejo, caso ainda não o tenha feito, mas evite termos como "não gosto do que estou fazendo..." e sim "estou em busca de um novo desafio" e mostre seus pontos positivos e como tem contribuído para a empresa.
      2) Fale com o Coordenador da área (após o aval do seu chefe), que poderia disponibilizar algumas horas de seu dia para iniciar algumas atividades da área, (sem compromisso), assim ambos avaliariam se está apto para o cargo antes de uma transferência definitiva.
      3) busque o mercado, mesmo sem experiência, deixe claro na apresentação ao recrutador / entrevistador o momento de transição que está buscando na empresa atual. O melhor momento para se procurar um emprego é quando está empregado.
      Forte abraço e sucesso!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre esse post

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...