É quase impossível não misturar a vida que você
leva normalmente da vida profissional. Mesmo porque, ao longo do tempo,
amizades são feitas no ambiente de trabalho.
Então, até que ponto você deve
deixar sua vida pessoal do lado de fora da porta?
Cada caso é um caso, mas na maior parte das vezes,
você sabe distinguir seus colegas dos seus amigos. Sabe que um barzinho depois
do expediente não faz mal, mas não vá entornar 3 doses de tequila em 10
minutos. Isso não quer dizer que você não possa beber e ficar alegre, mas
perder o limite na frente do pessoal do escritório nunca é uma experiência
legal.
Em primeiro lugar, você fica com fama de "cachaceiro" ou "beberrão" da empresa. E esses nunca são bons títulos para acompanhar
o resto da sua vida profissional, naquele local de trabalho.
Em segundo lugar,
convenhamos que beber e cair é coisa de quem não conhece os próprios limites, e
isso pode dizer muito sobre você para o seu chefe.
Dica do coach: happy hour, sim.
Perder a linha, não.
Outra coisa muito saudável para se ter na vida
pessoal é algum tipo de hobby. A prática de um esporte ou qualquer atividade
física é excelente para aliviar o stress e manter o peso e a mente nos devidos
lugares. Tocar algum instrumento, fazer algum curso ou frequentar a academia
são ações que podem ser feitas nos finais de semana ou fora do horário de
trabalho.
A verdade é que as pessoas são mais felizes quando mantêm ciclos sociais
separados. Por exemplo, se você só tivesse amigos na empresa em que trabalha,
qualquer desavença seria impossível de ser levada para outro lugar que se não
para sua vida pessoal. Mas, se você mantiver vários grupos de amigos, fica
muito mais fácil lidar com as eventuais “picuinhas” que possam aparecer na sua
frente. Resumindo: intimidade demais no ambiente de trabalho pode acabar
atrapalhando.
Então tenha, sim, bons relacionamentos com esses
colegas e amigos na sua vida profissional, mas garanta outros grupos sociais e
atividades para os fins de semana. Dessa forma, você tem uma válvula de escape
da sua rotina no escritório.
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