segunda-feira, 7 de abril de 2014

Mudar de área, mas não de empresa.

Como Coach, recebo muitos profissionais que desejam mudar de área por estarem infelizes com o que fazem e veem a oportunidade dentro da própria empresa.

A maioria se depara com a resistência do atual chefe em “perder” o(a) profissional para a outra área e ainda corre o risco de ser visto como “ vira casaca” ou o desmotivado do departamento. E com o tempo a relação fica desgastada, quando não dá certo a mudança.

Recebi uma dúvida de um leitor que compartilho para ajudar a outros que possam estar passando por essa mesma situação;

“Sou profissional da área de “(editado)”. Após formado na área e ainda sem saber o rumo que a minha carreira deveria tomar, venho desempenhando uma função na minha vida profissional que não gosto e não me identifico. Com o tempo me identifiquei com uma determinada área e venho me qualificando para uma possível vaga que possa surgir. Como tenho um ótimo relacionamento com o coordenador desta área, o mesmo me prometeu que conseguiria a minha transferência, já que ele mesmo já informou à gerência superior há grande carência de mais uma vaga no setor. Gostaria de saber se seria válido e de bom tom ter uma conversa franca com este gerente, já que o meu setor também está subordinado a ele e expor o meu grande interesse em fazer parte desta equipe e que também venho me qualificando para esta oportunidade.


Nesse caso, temo pelo conflito que possa gerar com o seu gestor atual, que será peça fundamental para essa sua possível transferência, já que provavelmente irá necessitar do "aval" dele. Além disso, promessa não é certeza, então aconselho não criar altas expectativas para não se decepcionar e ficar ainda mais desmotivado se a transferência não acontecer. Então na prática o que lhe dou como dicas:

  • tenha uma conversar tranquila com seu atual chefe, sobre esse seu desejo, caso ainda não o tenha feito, mas evite termos como "não gosto do que estou fazendo..." e sim "estou em busca de um novo desafio" e  mostre seus pontos positivos e como tem contribuído para a empresa.
  • fale com o Coordenador da área (após o aval do seu chefe), que poderia disponibilizar algumas horas de seu dia para iniciar algumas atividades da área, (sem compromisso), assim ambos avaliariam se está apto para o cargo antes de uma transferência definitiva.
  • busque o mercado, mesmo sem experiência, deixe claro na apresentação ao recrutador / entrevistador o momento de transição que está buscando na empresa atual. Evidencie no currículo que está investindo em cursos para sua formação.
Lembrem-se sempre: O melhor momento para se procurar um emprego é quando  você está empregado.


Forte abraço e sucesso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esse post

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...