Um
ambiente de trabalho ruim é sempre prejudicial para sua saúde mental e, às
vezes, física. Porém, um local extremamente amigável pode ter o mesmo efeito em
relação ao seu desempenho. Está passando por uma situação assim? Tenho algumas
dicas para ajudá-lo(a)!
Em
primeiro lugar, vale reforçar que a ideia de se manter em uma empresa que
oferece interrelações agradáveis é sempre muito bem vista. Porém, como tudo que
é bom, sua atitude em relação aos colegas deve ser dosada da forma certa para
aproveitar as pessoas e sua performance.
Um dos
casos mais comuns que existe no mercado de trabalho é de pessoas que acabaram
de entrar em uma companhia e, por não terem muito contato com demais profissionais,
possuem um desempenho muito bom. Mas, ao longo do tempo, as relações
estreitam-se e suas atividades parecem cada vez mais maçantes, chatas e até
complicadas.
Na realidade, nada – a não ser você – mudou.
Não quer
dizer que você não deve conversar com as pessoas. Muito pelo contrário! Os gestores
em geral sabem que a distração existe. Em muitas empresas, ela é até
incentivada, pois, desenvolvemos nosso lado cognitivo ao máximo quando estamos
estimulados.
Uma das
formas mais eficazes de combater esse rendimento decrescente é a partir do
equilíbrio. Ache a quantidade certa de interação que te ajudará a realizar as
tarefas do dia, sem que isso se torne uma distração rotineira:
- Reduza os “passeios” pelos corredores da empresa;
- Evite interações on line, redes sociais, intranet, serviços de mensagens instantâneas;
- Converse com moderação no espaço de trabalho;
- Ligações pessoais, de pouca urgência, deixe para a hora do almoço ou final do expediente.
Ou seja,
você pode conversar, rir e discutir, desde que esse tipo de coisa não impeça ou
desestimule seu rendimento!
Uma ótima semana e ótimo trabalho, com interação e moderação!
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