quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dou um duro danado e não sou promovido!

Essa é  a reclamação que mais ouço nos meus atendimentos de coaching.

Então resolvi falar um pouco sobre esse tema, deixando algumas dicas que poderão te auxiliar numa análise um pouco mais profunda. Para isso, terá que responder algumas perguntas e depois  fazer uma auto-análise.  “Topa”?

Você faz o que gosta? Está em uma empresa que pretende realmente se devolver e fazer carreira?

As vezes acreditamos que um aumento de salário ou uma posição de liderança nos fará pessoas mais felizes e quando isso acontece no início nos traz tal felicidade, mas com o tempo acaba-se a motivação e queremos algo mais.
Por isso é importante sim  desejar uma crescimento financeiro e profissional, mas em uma empresa  que você é feliz mesmo sem ter isso, ou seja, se você não está feliz hoje, é preciso repensar o motivo.  Pode ser a cultura da empresa que não está alinhada aos seus valores, ou o clima do seu ambiente de trabalho, ou até mesmo a desmotivação gerada por uma rotina ou trabalho que faz sem estar comprometido com isso.

Dica: esteja no lugar certo:  empresa dos seus sonhos = trabalho dos seus sonhos.

Faça mais, trabalhe duro (realmente).

Foto reprodução - Filme TED
Atualmente quem trabalha pouco, trabalha no mínimo 8 horas por dia. Assim, acreditamos  que trabalhamos arduamente todos os dias. Mas realmente, qual a sua real carga de trabalho?

Você entrega apenas aquilo que lhe é solicitado ou está  a frente do que lhe é pedido?

Qual foi o último projeto ou ideia de melhoria em processos que você apresentou para a sua chefia?

O quanto você investe em sua carreira, com cursos, palestras, livros – enfim , quanto de valor você agrega ao seu trabalho?

Profissionais que fazem apenas a sua obrigação diária, que não agregam valor ao seu trabalho tendem a estar em desvantagem em uma promoção seja salarial ou de cargo. Estamos numa era onde a informação é muito rápida, e quem tem a informação está no comando.

Observe o quanto o seu/sua  chefe trabalha diariamente, com quem se relaciona e como são esses relacionamentos , em que foca os seus conhecimentos , qual a sua fonte de informação.

Inspire-se em alguém de sucesso dentro da sua empresa e imite-o.

Dica: crie uma imagem de profissional qualificado e diferenciado dos demais.

Tenha uma postura diferente.

Como você se porta no dia-a-dia? Está sempre reclamando de algo na empresa, sempre critica a chefia, os colegas, os fornecedores, a crise do país, o motorista do ônibus, etc... ou é uma pessoa positiva, otimista, crítica sim, mas com conteúdo?

Por mais verdadeiras e pontuais, que sejam as reclamações, se elas não forem feitas com propostas de mudanças, serão apenas palavras jogadas ao ar, perda de tempo e gasto de energia desnecessária.

Se algo lhe incomoda, busque uma melhoria,  se não for possível você tem a opção de não se desgastar com tal problema ou então mudar a trajetória da sua carreira em outro lugar.

Dica: adote uma postura otimista, proativa e  solucione problemas.

Renove-se e o sucesso baterá a sua porta!


Pedro Eduardo Rodrigues.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esse post

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...