Gil Schwartz
Publicado por Revista MH
Poucas gafes no ambiente de trabalho são fatais. Você pode se vestir como nerd e ainda fazer sucesso (Bill Gates não fez?). Pode lançar grosserias aos subordinados, chegar atrasado ou ser um tremendo preguiçoso, e ainda prosperar. Mas você não pode reprovar em Comunicação com o Chefe. Se isso acontecer, sua derrocada é certa. Veja aqui os principais jeitos de mandar bem no trato com seu manda-chuva (ops!). Mandar bem com o… Qual o nome do seu/sua chefe?
Publicado por Revista MH
Poucas gafes no ambiente de trabalho são fatais. Você pode se vestir como nerd e ainda fazer sucesso (Bill Gates não fez?). Pode lançar grosserias aos subordinados, chegar atrasado ou ser um tremendo preguiçoso, e ainda prosperar. Mas você não pode reprovar em Comunicação com o Chefe. Se isso acontecer, sua derrocada é certa. Veja aqui os principais jeitos de mandar bem no trato com seu manda-chuva (ops!). Mandar bem com o… Qual o nome do seu/sua chefe?
Tenha uma mensagem
Chefes odeiam tagarelice, menos a deles. Cada comunicado precisa ter uma razão. Qual o objetivo da sua conversa? Quanto deve durar? Realmente é necessária?
Não há como substituir as reuniões como meio supremo de falar com o chefe. Não
me refiro ao bate-papo informal e à social, mas à reunião organizada, com
pauta. Nela, além do objetivo declarado (que, em geral, não tem tanta
relevância), você pode fazer algumas coisas muito importantes, como (mas não
somente)…
Os peritos em conversas com chefes sabem entregar um saco de pepinos sem
derramar tudo em si. Mas há quem evite dar notícias chatas ao Beto. Além de ser
um banana, esse cara não está pensando de forma estratégica. Contar ao chefe
coisas que podem irritá-lo (mesmo que você seja a causa parcial) indica
coragem.
- Impressionar. Mas não seja exibido. Apenas mostre ser bom no que faz.
- Alfinetar adversários e concorrentes. Os outros às vezes precisam de cutucadas.
- Bajular de forma leve e apropriada – não ache que não é bom para o seu sucesso.
- Averiguar armadilhas. Observadores perspicazes faturam bons insights.
- Induzir risos. As pessoas costumam ficar tão entediadas em reuniões que uma sutil frase bem-humorada, se sancionada pelo chefe, pode levantar a atmosfera.
Entenda o seguinte: você é o mestre da discussão. O chefe pode ter convocado a
deliberação, mas você define o tom, estabelece o contexto e organiza uma
estrutura de diálogo clara e ágil. Não desperdice o tempo do "homem". Mesmo que
entre um papo e outro com você ele só faça olhar pela janela, trata-se de
alguém que acredita possuir horas mais valiosas que as suas. Então use com
sabedoria esse relógio superfaturado. Seja breve. E contundente.
Ao acabar de falar, caia fora com ímpeto e postura decisiva,
porque você é um sujeito ocupado. Se o chefe quiser jogar conversa fora,
fantástico, claro. Mas fique atento para não avançar demais, nem de menos. Você
está no meio de um vasto deserto de desatenção e ansiedade que é a mente do
executivo. Valorize seu trânsito ali. Lembre-se de sempre sair com algo concreto
– uma ordem, um plano, uma risada, o que for. Isso foi uma transação formal, o
que significa fazer negócios.
Superaproveite as reuniões
Envie só dois tipos de e-mail
As
pessoas costumam abusar da comunicação eletrônica, especialmente para falar com
o chefe. Fique ligado: não há como substituir o encontro pessoal para tratar de
assuntos sérios. Um cafezinho pela manhã é o fio dourado que tece carreiras
inteiras. Dito isso, o e-mail adquire outras duas funções, valiosíssimas: (a)
transmitir notícias comuns e (b) pedir uma "decisão" sobre algo pontual e
relativamente rápido.
Acontecem muitas novidades num dia de trabalho. O e-mail
informativo deve ser curto e incisivo: "Tive a reunião com Barfinger. Foi bem.
Se precisar de mais dados, avise". O ruim: "Beto, a reunião com Sr. Barfinger,
da Barfinger, Barfinger & Bean, ocorreu na sala de conferências do 14º
andar, às 10h de hoje. O possível aumento do indicador de mucilagem no Skokie
foi blá-blá-blá…" Sacou?
Quanto à segunda função do e-mail, coloquei a palavra decisão
entre aspas porque em 98% das vezes não são decisões em si, mas simples
permissões. Quando pergunta ao Chefe se tudo bem você ir ao Rio de Janeiro por
causa daquele assunto, não está buscando uma decisão. Quer a liberação. E o Chefe tem que dizer apenas sim ou não. O meio perfeito para algo ágil assim é o e-mail.
Nunca despache um abacaxi gigante ao chefe via correio eletrônico. Essa saída é
dos covardes. E medrosos nunca prosperam.
Porte as más notícias
Sim, o gerente pode berrar e punir o portador da má notícia.
Isso acontece de vez em quando, claro. Mas você não acreditaria na quantidade
de mensageiros feridos que, depois, receberam um pedido de desculpas por
tamanha infâmia. Essas admissões de injustiça são ouro puro ao empregado inteligente.
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