Já falamos
nesse blog como a organização é essencial para um bom desempenho no trabalho. E
isso inclui aquela atitude de “empurrar tudo com a barriga”.
É claro
que todos nós já passamos por isso. Adiamos alguma tarefa que não era
prioridade na época ou que era um pouco mais maçante do que as demais. Sim,
isso acontece com todo mundo e ninguém escapa da sensação do “vou fazer mais
tarde”. Mas quando a situação começa a se agravar, é hora de se preocupar.
E, para
que você também não caia nessa “auto armadilha”, trouxemos algumas dicas e
ideias para te ajudar na hora de se organizar para cumprir todas as suas
tarefas – sem deixar tudo para depois!
Agenda: Talvez
essa seja a sugestão mais óbvia, e é também a que menos as pessoas utilizam.
Apesar da eficácia, nós tendemos a pensar que uma agenda de papel é um peso a
mais para carregar e nem sempre lembramos de anotar tudo que precisamos fazer
quando chegamos em casa. Sendo assim, que tal comprar uma agenda e deixa-la no
trabalho?
Essa será
a solução para listar suas tarefas e se organizar para realiza-las dentro do
prazo correto, sem arrastar as coisas.
Ainda
nesse tópico, temos as agendas digitais. A mais conhecida é a do próprio
Google. É basicamente uma planilha com horários e os dias do ano. Ali, você
anota suas tarefas e atividades, podendo convidar outras pessoas para
visualizarem suas funções e até mesmo dividirem tarefas com você. Fica
vinculada ao Gmail e pode ser utilizada de qualquer dispositivo móvel com
acesso à internet!
Lista de
prioridades: Pode ser
que uma agenda não seja a sua solução favorita para não empurrar tudo para
depois, então que tal apenas anotar em um pedaço de papel ou editor de texto
suas tarefas do dia? Para facilitar, você incluir data e hora de entrega e/ou
uma nota indicando a importância e urgência daquela atividade. Eu, particularmente, uso em minha mesa um "risque - rabisque", nele, listo minhas tarefas diárias, vou sinalizando as concluídas, anoto as que aparecem no decorrer do dia e no final visualizo como foi produtivo ou não aquele dia.
Cronograma: Essa ideia
demanda um pouco mais de tempo, mas é muito útil. Criar um cronograma para um
certo período (uma semana, um mês ou semestralmente) é uma forma de mostrar a
prioridade, o tempo a ser utilizado e até mesmo a demanda da empresa.
Nesse
cronograma, você pode incluir anotações indicando a prioridade de cada projeto/atividade
e até mesmo sobre alguns imprevistos.
É claro
que não é fácil, mas organização é a atitude-chave para quem quer se dar bem
sem ter que responder diariamente às pressões do chefe perguntando se alguma
coisa já está pronta.
Ao deixar
de adiar suas tarefas, você não terá mais que lidar com aquelas cobranças
externas constantes que causam incômodo e pressão.
Utilize um
– ou vários – desses métodos para ter um cotidiano tranquilo e com muito mais
desempenho que o normal. Afinal de contas, você vai finalmente parar de correr
contra o tempo!
Pedro Eduardo Rodrigues.
Pedro Eduardo Rodrigues.
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