quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Não deixe tudo para depois.

Já falamos nesse blog como a organização é essencial para um bom desempenho no trabalho. E isso inclui aquela atitude de “empurrar tudo com a barriga”.

É claro que todos nós já passamos por isso. Adiamos alguma tarefa que não era prioridade na época ou que era um pouco mais maçante do que as demais. Sim, isso acontece com todo mundo e ninguém escapa da sensação do “vou fazer mais tarde”. Mas quando a situação começa a se agravar, é hora de se preocupar.

E, para que você também não caia nessa “auto armadilha”, trouxemos algumas dicas e ideias para te ajudar na hora de se organizar para cumprir todas as suas tarefas – sem deixar tudo para depois!

Agenda:  Talvez essa seja a sugestão mais óbvia, e é também a que menos as pessoas utilizam. Apesar da eficácia, nós tendemos a pensar que uma agenda de papel é um peso a mais para carregar e nem sempre lembramos de anotar tudo que precisamos fazer quando chegamos em casa. Sendo assim, que tal comprar uma agenda e deixa-la no trabalho?

Essa será a solução para listar suas tarefas e se organizar para realiza-las dentro do prazo correto, sem arrastar as coisas.

Ainda nesse tópico, temos as agendas digitais. A mais conhecida é a do próprio Google. É basicamente uma planilha com horários e os dias do ano. Ali, você anota suas tarefas e atividades, podendo convidar outras pessoas para visualizarem suas funções e até mesmo dividirem tarefas com você. Fica vinculada ao Gmail e pode ser utilizada de qualquer dispositivo móvel com acesso à internet!

Lista de prioridades:  Pode ser que uma agenda não seja a sua solução favorita para não empurrar tudo para depois, então que tal apenas anotar em um pedaço de papel ou editor de texto suas tarefas do dia? Para facilitar, você incluir data e hora de entrega e/ou uma nota indicando a importância e urgência daquela atividade. Eu, particularmente, uso em minha mesa um "risque - rabisque", nele, listo minhas tarefas diárias, vou sinalizando as concluídas, anoto as que aparecem no decorrer do dia e no final visualizo como foi produtivo ou não aquele dia. 

Cronograma: Essa ideia demanda um pouco mais de tempo, mas é muito útil. Criar um cronograma para um certo período (uma semana, um mês ou semestralmente) é uma forma de mostrar a prioridade, o tempo a ser utilizado e até mesmo a demanda da empresa.


Nesse cronograma, você pode incluir anotações indicando a prioridade de cada projeto/atividade e até mesmo sobre alguns imprevistos.

É claro que não é fácil, mas organização é a atitude-chave para quem quer se dar bem sem ter que responder diariamente às pressões do chefe perguntando se alguma coisa já está pronta.

Ao deixar de adiar suas tarefas, você não terá mais que lidar com aquelas cobranças externas constantes que causam incômodo e pressão.

Utilize um – ou vários – desses métodos para ter um cotidiano tranquilo e com muito mais desempenho que o normal. Afinal de contas, você vai finalmente parar de correr contra o tempo!

Pedro Eduardo Rodrigues.

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