Do momento da entrevista ao pedido de demissão, existe
uma característica excelente de levar sempre contigo: objetividade. Mas desde
que ela esteja na dose certa, claro!
Em qualquer meio profissional, é importante que você
saiba como vender a si próprio e as ideias que carrega consigo. Isso significa
que a cada apresentação, reunião ou qualquer forma de interação com seus
colegas de trabalho, você deve mensurar o nível certo de objetividade com
sentimentalismo. Mas... Como?
A verdade é que muitos colaboradores se prendem a
dados, números e gráfico (e isso não é uma coisa ruim) para defender seus
pontos. Porém, não se esqueça que somos humanos e, por isso, também temos um
lado sentimental bastante aflorado – mesmo que seja difícil pensar isso sobre
nosso chefe!
A forma perfeita de se fazer uma entrevista, levantar
ideias em uma reunião ou defender pontos em uma apresentação é acrescentando o
seu lado humano. Em outras palavras, deixe em igual evidência uma característica
que te define, enquanto mostra o seu estudo ou levantamento de informações.
Se você é engraçado, utilize esse artifício. Se gostar
de olhar nos olhos das pessoas, faça isso enquanto defende seu ponto, e assim
em diante. A brincadeira é equilibrar o você pessoal com o você profissional
para que a sua objetividade com os números não seja maçante ou só um “encher
linguiça”
Pedro Eduardo Rodrigues.
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