sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

"Tô com bafo"? Uma saia justa!

Essa semana recebi a pergunta de uma leitora questionando como abordar o assunto mau hálito com uma amiga do trabalho.

Segundo ela, o incomodo maior –  além do mau hálito da amiga, é vê-la  ser chacoteada pelos colegas, pelos corredores da empresa.

Bem, essa é uma situação muito delicada e eu falo com propriedade de causa. Certa vez, ouvi  de um Diretor de empresa que não suportava falar com certo colaborador por causa do seu “bafo”, e que estava pensado em demiti-lo; mas reconsideraria a demissão caso fosse tomada alguma providência. Seria lamentável, pois, perderíamos um excelente profissional por uma situação muito pontual.

Então como o meu lema é missão dada – missão cumprida, fui eu lá falar com o indivíduo.

Usei a técnica do “quebra-gelo”, e abordei o assunto perguntando se estava com algum problema de estômago ou dentário – e com isso o cara já fechou a cara – então falei na lata: É que você tem apresentado um mau hálito forte e queria ajuda-lo alertando sobre isso e pra você procurar ajuda de um especialista.

Desde então, o problema melhorou, o cara continuou na empresa, mas perdi a simpatia com o empregado. Acho que sempre que me olhava, ele  lembrava da cena e da conversa que tivemos a naquele dia.

Hoje entendo que para dar esse toque, você precisa ter um nível altíssimo de amizade e intimidade com a pessoa, caso contrário poderá perder um amigo ou amiga. Por outro lado, nada de ficar chacoteando a pessoa que sofre de tal problema. Senão ajuda – não “avacalha” !

Minha dica é: Se tem dúvida quanto ao seu hálito, fale com a  sua  esposa, o marido, a mãe, pai, irmão, enfim com alguém íntimo de você; e faça a clássica pergunta “ Tô com bafo? ”.  E se tiver alguém com esse problema, que tal indicar esse post?

Um Bom Dia, “com hálito refrescante”,   pra você!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esse post

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...