terça-feira, 18 de março de 2014

Posso "pular" minha hora de almoço e sair mais cedo?

A resposta mais direta é “não”. Na verdade, a maioria das empresas até preferem que você tire sua hora de almoço, saia mais cedo e depois compense. Mas por quê?


O primeiro motivo é o mais racional de todos, é lei. Existe um artigo que diz que em toda jornada de trabalho acima de 6 (seis) horas de duração é obrigatório um intervalo para descanso ou alimentação. O período pode variar de 1 a 2 horas.


Mas esse artigo apenas defende a saúde do profissional. Na realidade, quando trabalhamos direto, sem descanso, nosso desempenho e capacidade de concentração caem. E, claro, as companhias sabem disso!

Nenhum gestor acha que seus empregados são máquinas sem problemas pessoais. É claro que, assim como seus subalternos, eles também passam por imprevistos que podem vir a tomar algum tempo do trabalho.

Assim, o melhor a se fazer é se planejar e, quando algum imprevisto acontecer, converse com seu gestor. Diga a ele suas razões pessoais (sem entrar muito em detalhes desnecessários) e veja se está tudo bem você sair mais cedo naquele dia.


Para facilitar as coisas, também é bom levar alguma solução para essa “hora perdida”, como compensar depois, chegar mais cedo ou sair mais tarde em algum outro dia da semana. Assim, seu chefe verá que não tem a intenção de deixar sua área na mão!

Aproveite o dia! Curta sua hora de almoço!


Um comentário:

  1. Muito bom esse artigo, direto e informativo. Sempre aprendo com seu blog. Obrigada!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre esse post

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...