No
ambiente de trabalho, a culpa deve ficar na sua cabeça como “intransferível”.
Ou seja, esse sentimento pode até apontar alguém como "culpado", mas
essa queixa deve ser guardada no seu íntimo.
Se você
agiu errado por causa de alguém, seja essa pessoas um chefe ou colega, segura
essa informação com você. Se houver algum nível de intimidade, vocês podem
conversar em um ambiente mais descontraído e sem cobranças.
Assumir os
próprios erros ou equívocos é uma qualidade muito mais apreciada do que o
defeito de sempre tirar o corpo fora e apontar outras pessoas como culpadas. E seu gestor levará isso em consideração
quando for chegada a hora de uma avaliação.
Todos
somos passíveis de erro e, por isso, devemos assumi-los quando os cometemos.
Afinal de contas, a frase “errar é humano” se completa com “assumir é caráter”.
Ninguém gosta de um dedo-duro ou daqueles profissionais que buscam sempre se
colocar acima dos outros!
Em outras
palavras, o segredo é errar, assumir e seguir em frente. Aprenda com o erro. Se
foi excesso de confiança em alguém, passe a dosar essa relação. Se foi falta de
atenção, fique mais alerta. Ao tentar melhorar constantemente o seu trabalho
fazendo tudo o que pode por si mesmo, quem tem a ganhar é você, e não os tais
“culpados”!
Pense nisso!
Ilustração: zaroio.com
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