sexta-feira, 19 de julho de 2013

É hora de pedir um aumento de salário?

Ninguém sabe exatamente quando é, ou porque deve ser. Mas todo mundo passa por esse momento na vida profissional, não é ? O objetivo desse post é mostrar como agir quando essa situação crítica acontecer!


Pensando nisso, resolvemos separar algumas dicas para que essa negociação seja feita da melhor forma possível. Mas a primeira coisa que você deve ter em mente é a sutileza. 

Por ser um assunto delicado, não dá pra chegar na sala do seu chefe em um momento de discussão e dizer: “Então... Quero um aumento!”. Se você não trabalha em uma empresa que tenha uma política de cargos e slários definida e com regras claras e transparentes, então o jeito é correr atrás, mesmo!

Mas faça isso com sabedoria! E como se faz isso?
Com consciência – Não peça um aumento se seu desempenho deixa a desejar ou estiver há pouco tempo na empresa (depois de um ano, o valor pelos seus serviços já pode ser revisto, mas antes desse período é muito cedo).

No momento certo - As pessoas dizem que essa hora não existe quando o assunto é dinheiro saindo do bolso, mas isso é discutível. Se você sabe que a saúde financeira da empresa anda em maus lençóis, então sabe que é melhor esquecer o assunto, por enquanto. Mas, se está acompanhando a empresa e vendo os inúmeros projetos que ela tem concebido atualmente, vale a pena discutir o assunto com o seu chefe – mas NUNCA numa segunda-feira. 

Espere aquele momento da semana em que as coisas estão mais devagar. E saiba que suas chances são grandes se acabou de fazer parte de um projeto que deixou seu superior feliz; ou seja, que obteve um excelente resultado.


Com sinceridade – Mostre ao seu chefe que tem total consciência do que está pedindo. Diga que sabe que o mercado está estagnado – se for o caso - e que entende que é uma situação complicada. Mas deixe claro, também, que seu desempenho melhorou, como é indispensável, que tem se destacado dentro da empresa e aponte por alto os motivos pelos quais esse reajuste é necessário. Se seu pedido for negado, agradeça pela atenção e pergunte quando ele(a) poderá discutir o assunto novamente.

Tenha a informação – O assunto é delicado e, por isso mesmo, não deve ser abordado levianamente. Faça o seu dever de casa e vá preparado para a reunião: tenha em mãos os valores médios que as empresas tem como remuneração para o cargo que ocupa, porém, levando em conta o mesmo porte de empresa, segmento, região. Evite citar nomes de empresas ou profissionais e não seja indiscreto de perguntar a um amigo ou conhecido que ocupe a sua mesma posição o quanto ele/a ganha. Existem consultorias que disponibilizam gratuitamente esse valores, as pesquisas salariais.

Negocie– Você tem que ter em mente o quanto gostaria de somar à sua renda atual. Não é bom dizer um número certo, mas dê ao seu chefe uma ideia geral do que você consideraria aceitável. O ideal é falar em percentuais, levando em conta os índices de mercado. Não adianta chegar na sala do chefe e pedir 30% de aumento!

Em resumo;  se você for profissional, informado e sincero, é mais provável que o resultado da conversa seja o que você esperava. No mais, tudo o que ainda temos para dizer é “boa sorte”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esse post

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...