Ser um profissional empregável consiste
em reunir algumas habilidades como inteligência interpessoal, capacidade de
comunicação, visão sistêmica e a primordial, ter a competência para o
negócio em que está inserido, não apenas competência para o cargo que ocupa.
Assim você estará bem próximo de garantir o sucesso em sua carreira.
Quando somos bons apenas para o cargo
que ocupamos somos apenas mais um. Para ser um diferencial, por exemplo, é ter
competência para o negócio da organização; saber qual é o seu foco de atuação,
o atual cenário em que está inserida, seus valores, sua missão, o perfil dos
profissionais que nela atuam, entre outros fatores, e assim
adquirir uma visão sistêmica do negócio, enxergar a empresa como um
todo e não apenas a sua célula de atuação, seja ela RH, Marketing, Finanças ou
TI.
A Inteligência Interpessoal não consiste em ser político e fugir de conflitos
ou questões polêmicas, pelo contrário é essencial saber confrontar, expor seu
ponto de vista, deixa claro suas opiniões ou aquilo em que acredita. Se diz o
que pensa, deve também saber mostrar disposição para ouvir a opinião do outro e
sobretudo respeitá-la e perceber quando deve ficar calado.
Encarar os desafios de sua carreira sem
se intimidar, assumir os erros com responsabilidades (quando ocorrerem), ser
honesto e fiel aos seus valores, sua equipe e superiores; manter-se atualizado
em sua área de atuação e conhecer o máximo possível de outras áreas e não
esquecer de alimentar e manter sua rede de relacionamentos, (networking),
também são tópicos a serem levados em consideração quando se deseja reforçar
sua empregabilidade.
Parece uma jornada árdua, porém, não é impossível. Mostre a que você veio!
Sucesso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário sobre esse post