quarta-feira, 3 de julho de 2013

Como conseguir a qualificação profissional?

O currículo é o corpo do mercado de trabalho, mas as suas qualificações são a alma! 
Afinal de contas, o que te diferencia de um iniciante ou alguém que está abaixo de você hierarquicamente na empresa? Exatamente: suas qualificações.

A primeira delas começa nos últimos anos do colégio. As suas notas são os fatores que definem para qual faculdade você vai. E quase o mesmo vale para a faculdade, mas é lá que a coisa fica mais complicada. Não é só o seu CR que vai te garantir um estágio. Um intercâmbio te coloca em vantagem sobre aqueles que não têm essa experiência, assim como um curso de língua estrangeira também te coloca em outro patamar. Ou seja, ao longo da sua vida, você vem montando o seu currículo e nem sabe. Então vale a pena prestar mais atenção às oportunidades da vida.


Mas não se desespere porque não é o dinheiro que sintetiza suas qualificações, e sim os cursos, palestras e outras formações acadêmicas que conseguiu ao longo da vida. 

Hoje em dia, por exemplo, existem vários cursos que são oferecidos de graça nas faculdades, assim como palestras e várias outras oportunidades gratuitas. Sites e blogs também oferecem vídeo-aulas e inúmeros artigos que podem aumentar seu conhecimento e valorizar ainda mais o seu currículo. 

Você tem que estar sempre conectado ao mundo profissional e as novidades do mercado que tenham a ver com a sua área.

Se já se encontra em uma empresa, abrace os incentivos que lhe são fornecidos, como cursos, bolsas e demais bônus que seu local de trabalho venha a oferecer. Isso não conta apenas para o seu cv, como também para a sua imagem naquele ambiente. 

Afinal de contas, tudo que um chefe quer é ter um empregado proativo que quer estar sempre se atualizando dentro de seu nicho.

Bem, para concluir, saiba a alma e o corpo do mercado de trabalho não são nada sem a espinha, que é você. Então lembre-se que todas as suas qualificações profissionais dependem inteiramente de você. Assim,  nunca deixe de aproveitar as oportunidades que a empresa te dá, e todas as outras que, por ventura, venham a “cair no seu colo”.  

Afinal de contas, um profissional atualizado é muito mais atraente e indispensável para uma empresa do que “os outros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esse post

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...