Não é de hoje que somos obrigados
a lidar com alguns “sem-noção” na empresa em que trabalhamos. Algumas
pessoas falam alto, atrapalham nossa concentração, fazem comentários que não
nos agradam, e por aí vai. Mas o jeito é lidar com todas as
situações com elegância e superioridade. Isso diz muito sobre o tipo de
profissional que você é, e será fator decisivo na hora da empresa avaliar seu
comportamento.
Algumas empresas contam com um
código de comportamento, que nada mais é do que um manual que dita as boas
regras de convivência que se espera de um profissional de lá. Caso ela não tenha algo do
gênero, vale a pena se guiar pelo bom-senso. Não seja o tipo fofoqueiro, mas
também não seja o tipo antipático. Ache um meio-termo que mostre o excelente
profissional que é.
Para te ajudar, veja abaixo
algumas situações que podem exigir uma atenção a mais de você – e da sua ética!
Internet é uma das coisas mais básicas em
uma empresa hoje em dia. Apenas o uso que você faz dela já
é o suficiente para mostrar sua ética profissional. Utilize-a para colher
informações que agreguem valor ao seu trabalho, para receber e enviar e-mails e
para todas as atividades profissionais nas quais ela possa ser útil. Pessoas
que parecem estar sempre à toa e fazem questão de mostrar isso em redes sociais
podem acabar sendo prejudicadas na empresa.
Fofocas também devem ser evitadas. Você não quer ser
visto como o informante, nem como o “não confiável”. Se te contarem alguma
coisa, não espalhe. Seja sempre leal e transparente com os seus colegas. Esse
disse-que-me-disse corporativo atrapalha todos os envolvidos, então tenha o bom
senso de não fazer parte dele!
Brincadeiras e comentários
maldosos fazem
parte do ambiente de trabalho, mas você deve ter sempre a sensibilidade de não
deixa-los te afetar. Saiba impor um limite do que as pessoas podem falar ou não
para você. Resumindo: imponha respeito sem ser grosseiro.
Pessoas que falam alto, atendem
o telefone e acabam tirando nossa concentração por vários motivos, também
relaxam um pouco na ética profissional – o que não quer dizer que você deva
seguir o mesmo caminho! Se alguém estiver faltando com o bom senso e
atrapalhando a execução de suas tarefas, peça silêncio de um jeito educado.
Sorria e peça que abaixem o volume de voz ou que falem em outro lugar. Desde
que você fale de um jeito agradável e não malicioso, a pessoa entenderá a
situação e não atrapalhará mais.
Enfim , sempre iremos encontrar
pessoas que sofrem da falta de bom senso, seja por inocência,
brincadeira, ignorância ou maldade. Mas o jeito de responder aos obstáculos
que, eventualmente, encontrará em uma empresa é ter ética e profissionalismo.
Assim, faça o oposto do que eles fazem e não seja você o sem noção da empresa!
Boa semana!
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Participe e boa sorte!
Cordialmente
Coach Pedro Rodrigues
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