terça-feira, 24 de setembro de 2013

Bom senso no Ambiente de Trabalho


Não é de hoje que somos obrigados a lidar com alguns “sem-noção” na empresa em que trabalhamos. Algumas pessoas falam alto, atrapalham nossa concentração, fazem comentários que não nos agradam, e por aí vai. Mas o jeito é lidar com todas as situações com elegância e superioridade. Isso diz muito sobre o tipo de profissional que você é, e será fator decisivo na hora da empresa avaliar seu comportamento.


Algumas empresas contam com um código de comportamento, que nada mais é do que um manual que dita as boas regras de convivência que se espera de um profissional de lá. Caso ela não tenha algo do gênero, vale a pena se guiar pelo bom-senso. Não seja o tipo fofoqueiro, mas também não seja o tipo antipático. Ache um meio-termo que mostre o excelente profissional que é. 

Para te ajudar, veja abaixo algumas situações que podem exigir uma atenção a mais de você – e da sua ética!



Internet é uma das coisas mais básicas em uma empresa hoje em dia. Apenas o uso que você faz dela já é o suficiente para mostrar sua ética profissional. Utilize-a para colher informações que agreguem valor ao seu trabalho, para receber e enviar e-mails e para todas as atividades profissionais nas quais ela possa ser útil. Pessoas que parecem estar sempre à toa e fazem questão de mostrar isso em redes sociais podem acabar sendo prejudicadas na empresa.

Fofocas também devem ser evitadas. Você não quer ser visto como o informante, nem como o “não confiável”. Se te contarem alguma coisa, não espalhe. Seja sempre leal e transparente com os seus colegas. Esse disse-que-me-disse corporativo atrapalha todos os envolvidos, então tenha o bom senso de não fazer parte dele!

Brincadeiras e comentários maldosos fazem parte do ambiente de trabalho, mas você deve ter sempre a sensibilidade de não deixa-los te afetar. Saiba impor um limite do que as pessoas podem falar ou não para você. Resumindo: imponha respeito sem ser grosseiro.

Pessoas que falam alto, atendem o telefone e acabam tirando nossa concentração por vários motivos,  também relaxam um pouco na ética profissional – o que não quer dizer que você deva seguir o mesmo caminho! Se alguém estiver faltando com o bom senso e atrapalhando a execução de suas tarefas, peça silêncio de um jeito educado. Sorria e peça que abaixem o volume de voz ou que falem em outro lugar. Desde que você fale de um jeito agradável e não malicioso, a pessoa entenderá a situação e não atrapalhará mais.

Enfim , sempre iremos encontrar pessoas que  sofrem da falta de bom senso, seja por inocência, brincadeira, ignorância ou maldade. Mas o jeito de responder aos obstáculos que, eventualmente, encontrará em uma empresa é ter ética e profissionalismo. Assim, faça o oposto do que eles fazem e não seja você o sem noção da empresa!

Boa semana! 

Participe:

O site Coach de Carreira e o blog Dicas do Coach convidam você a participar da Pesquisa Survey Monkey, intitulada Geração YLeva ao menos cinco minutos e você concorre a cinco assinaturas da Revista Ser + RH.

Basta curtir a página Coach de Carreita no Facebook e responder ao questionário: 

Participe e boa sorte!

Cordialmente 
Coach Pedro Rodrigues 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esse post

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...