quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Menos Trampo, mais curtição

Gustavo Simon e Mark Sansom
Publicado por Revista Mens Health

Até alguns anos atrás, analistas de economia poderiam cravar na boa: “você vai trabalhar menos!”.  As razões para eles acreditarem nisso são óbvias: os computadores são cada vez mais velozes, há novas ferramentas para melhorar sua produtividade, a renda é crescente… 

Só que previsões de economistas são tão vulneráveis a erros quanto as de meteorologistas. E o que houve foi o contrário do que os analistas apontaram. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília, 40% dos brasileiros consideram que o tempo dedicado ao serviço compromete a qualidade de vida deles. 

Outros 37% sentem que o tempo de lazer diminuiu por causa das horas gastas com a profissão. “Ocorreu um esmaecimento das fronteiras entre tempo de trabalho e tempo livre”, diz André Gambier Campos, especialista em sociologia do trabalho e responsável pela pesquisa.

“Não à toa, já reconhecemos que o excesso de serviço causa cansaço, estresse e desmotivação. Mais: prejudica relações com amigos e família, e inviabiliza atividades educacionais que poderiam turbinar a carreira”.



A seguir, mostramos o que fazer para suas horas na firma se tornarem mais produtivas. Assim, você não precisa ser o cara que sempre apaga a luz do escritório. Ganha mais tempo para ficar com a parceira, os amigos, a família, malhar…

Desperdício zero
6 sacadas para diminuir as interrupções que atrapalham seu fluxo de trabalho e consomem seu tempo à toa

1. Programe suas tarefas
No começo do dia, monte uma lista com tudo que você precisa fazer até o fim do expediente. Deixe-a ao lado de uma segunda relação, com os projetos de longo prazo em que está envolvido. Assim, você tem uma ideia do que pode entrar no seu caminho durante o dia – e até evitar (com um telefonema rápido ou um e-mail) que alguém o interrompa na hora em que está preenchendo aquele importante relatório.

2. Organize suas reuniões
Crie um checklist com os pontos que devem ser discutidos (priorize os mais importantes) nas reuniões que você marcar. Também deixe bem claros os objetivos e a duração do encontro assim que ele for agendado. “Controlar o tempo é dever de todos que estão na reunião. Mas é sempre bom ter um líder que organize as ideias, conduza as discussões e corte as conversas paralelas”, diz Christian Barbosa, especialista em produtividade e CEO da consultoria Triad, em São Paulo.

3. Não seja um “tenista de e-mail”
“A expressão define aquela pessoa que recebe uma mensagem eletrônica, responde na mesma hora e já fica aguardando retorno”, diz Barbosa. Esse comportamento pode até parecer o máximo da produtividade, mas só multiplica o número de interrupções a que você se submete ao longo do dia. Transforme a verificação dos seus e-mails em uma tarefa: responda todas as mensagens no início do expediente e determine outros períodos do dia para voltar a checar sua caixa de entrada (de hora em hora; ou antes do almoço, na hora do lanche e no fim do dia).

4. Evite redes sociais
Pesquisa feita pela Red e App, empresa dos Estados Unidos desenvolvedora de aplicativos para tablets e smartphones, mostra que as pessoas passam até 28% do expediente no Facebook, no Twitter ou lendo e-mails pessoais. Em uma jornada diária de oito horas, isso significa mais de duas horas curtindo fotos das amigas de biquíni, lendo piadas… Controle a curiosidade durante o trabalho e veja as redes sociais na hora do almoço ou a caminho de casa (desde que não volte dirigindo, claro).

5. Acabe com blá-blá-blás
Diminua os bate-papos desnecessários (sobre o futebol, a loira que você ficou etc.). Além disso, assuma a direção das conversas profissionais. Usar questões-chave é uma boa para acabar com longos diálogos. Quando for abordado por alguém da firma, pergunte: “O que posso fazer por você?”. Depois, emende a resposta da pessoa com: “Pelo que entendi, você quer que eu…”. Encerre o papo dizendo quando você pode dar um retorno sobre o assunto. Parece rígido, mas vai ajudá-lo a sair da firma na hora, com suas tarefas cumpridas.


6. Crie horários de consulta
Estabeleça períodos do dia para atender os colegas e ajudá-los a solucionar problemas (tudo bem abrir exceções em casos de extrema urgência, ou para seu chefe…). “Sua mesa deve ser mais parecida com um restaurante à la carte do que com uma lanchonete fast-food”, aconselha Barbosa. E não precisa colocar uma placa com os horários de atendimento do seu “balcão”. Um “posso falar com você depois que terminar isso aqui?” geralmente resolve – a não ser que o cara seja um baita mala.

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