Divergência
de opiniões acontece todos os dias em algum lugar. Não pensamos igual e é por
isso mesmo que cada um dos profissionais é tão importante para a empresa na
qual trabalham: todos acrescentam algo inovador e diferente do outro no
ambiente de trabalho.
E
é exatamente por sermos diferentes uns dos outros que devemos aprender, ouvir e
compartilhar nossas ideias. Dessa forma, a corporação que você representa passa
a ter uma equipe, e não apenas indivíduos lutando entre si pelo status
profissional.
Mas
a fusão de muitas ideias nem sempre é fácil, ainda mais num ambiente em que
todos estão tentando provar seu valor. Mas existem 4 dicas essenciais para
fazer com que suas opiniões sejam ouvidas, consideradas e até mesmo melhoradas.
Não seja orgulhoso!
Não seja orgulhoso!
Partindo
do pressuposto que todos que podem opinar sobre um projeto são necessários,
tenha em mente que a sua ideia é tão valiosa quanto a do próximo. Por isso,
tenha a sensatez de dar o braço a torcer quando ouvir algo inovador vindo de
outra pessoa. Afinal, a ideia pode se fortalecer ainda mais com as suas
contribuições!
Clima ruim? Nem pensar!
Clima ruim? Nem pensar!
É
bom termos uma opinião contestada. Dessa forma, podemos nos autoavaliar e
descobrir outras formas de contribuir. Então: se o seu superior não aprovar sua
sugestão, não leve para o lado pessoal. Diga que “tudo bem” e pense em outro
jeito de contribuir.
Escute
Escute
A
ideia dos outros pode se unir à sua de uma forma que faça o projeto funcionar
inteiramente. Contestar a opinião do outro pode não funcionar, mas ouvi-la será
muito produtivo. O “brainstorm” é uma excelente forma de discutir, melhorar e
gerar ideias, portanto escute o que os outros têm a oferecer do mesmo jeito que
eles te ouviram.
Equilíbrio de ideias
Equilíbrio de ideias
Aceitar
a opinião alheia não é ceder, é aprender. Talvez, após escutar a sugestão do
seu colega, você possa contribuir com uma ideia que faça com que as várias
visões envolvidas no projeto sejam unidas e, portanto, muito mais fortes.
Lembre-se
de que todos nós pensamos e agimos de formas diferentes, e não é por isso que
somos melhores ou piores que outros profissionais. A grande maravilha de um
projeto que envolve mais de uma pessoa é essa: a soma de ideias e opiniões
acaba gerando um resultado incrível para a sua empresa.
Pense nisso e mãos à
obra!
Pedro
Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário sobre esse post