Para dar continuidade ao tema Orientação de Carreira, seguem algumas dicas para realizar boas apresentações:
Aja com naturalidade e seja você mesmo.
Sem decorebas
Memorizar um discurso é complicado. Ao
esquecer uma palavra, você pode se enrolar e acabar perdendo a linha de
raciocínio. É preferível ter dados numéricos, ou complicados, nos slides e apenas
explicá -los. Não decore números, tabelas, nomes, datas ou fórmulas. Basta saber
o que são quando aparecerem nos slides, ou anotá-los em um cartão de consulta.
Mantenha a linguagem profissional
Não precisa seguir a norma culta da língua se o
ambiente não pedir, mas evite palavrões e vícios de linguagem, como por exemplo
repetir a cada intervalo a palavra "né", "então",
"aí" e evite também as gírias; "tipo assim",
"cara", "ai meu", pode até parecer exagero, mas observe,
profissionais não preparados cometem essas falhas, as vezes por nervosismo ou
costume por ter essa comunicação no dia-a-dia com os colegas.
Postura e projeção
Mão no bolso, olhar para o chão, braços cruzados e
falar para dentro são algumas das coisas que ninguém quer ver em uma
apresentação. Mantenha uma postura profissional e projete sua voz para que
todos possam escutá-la.
Lembre-se de não falar arrastado, devagar ou rápido
demais!
Então, prepare-se. Ao dar informações, é provável
que surjam dúvidas, e você deve saber responder cada uma delas. Um bom
palestrante é aquele que domina o assunto e sabe dar respostas satisfatórias ao
ser questionado.
Um bom orador é aquele que fala para todos como se
estivesse conversando apenas com um!
Assim, em sua próxima reunião, apresentação de projeto ou mesmo na Faculdade, lembre-se dessas dicas e que seja um Sucesso!.
Pedro Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário sobre esse post