quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Você reconhece um "puxa-saco"?

Em qualquer empresa, encontramos aqueles tipos de profissionais quase caricatos de tão comuns. Temos os “reclamões”, os “irritadinhos”, os “sociáveis”, os “formais” e os tão-evitados puxa-sacos.

Esses bajuladores estão presentes em todo o mercado de trabalho com um único objetivo: sucesso profissional. 

Querem mostrar mais serviço do que fazem, mostram mais intimidade do que devem e, em toda oportunidade que têm, estão fazendo de tudo para chamar a atenção do chefe.

O melhor a se fazer é não se aproximar muito de um colega que contenha as características de um bajulador. 

Afinal de contas, eles são oportunistas e, na primeira chance que tiverem, não pensarão duas vezes ao te passar para trás.

Não tem certeza se está cercado de bajuladores ou não? 

Veja abaixo algumas das características clássicas desse tipo de profissional:
  • Classificam as pessoas por cargos;
  • Estão muito mais interessados em conversar e almoçar com gestores e líderes da empresa;
  • Constantemente elogiam o chefe;
  • Se fazem de amigos, mas não perdem a oportunidade de falar mal dos colegas;
  • Se interessam pela vida pessoal do patrão;
Trabalha com alguém assim? 

Bom, a boa notícia é que essas pessoas são, em sua maioria, imediatistas. Não possuem um plano de carreira sólido e, por isso, são facilmente contornáveis. Eles apostam muito mais no “puxa-saquismo” do que no próprio desenvolvimento profissional. 

Portanto, a longo prazo, você estará muito melhor do que ele!

Não bajule, seja profissional - sempre.

Pedro Rodrigues.

2 comentários:

  1. Pedro, eu tenho um colega desse jeito, vive querendo se aparecer nas reuniões com nosso chefe, rouba as idéias e apresenta como sendo dele, mente e meu chefe parece cego que não enxerga isso. Já pensei em falar com ele a respeito e mostrar o que ele parece não estar vendo. Você acha isso legal? JL

    ResponderExcluir
  2. Olá JL. Com certeza o seu gestor está vendo tudo isso, porém, deve haver razões para que ele não tome alguma atitude de imediato. Avalie se esse "se aparecer nas reuniões", de fato seja impertinente ou ele realmente fala ou sugere boas idéias. Na segunda opção ele está fazendo o seu Marketing Pessoal. Quanto roubar a idéia, você e seus colegas devem deixar de compartilhar os seus planos e idéias e colocá-las em prática ou apresentá-las nas reuniões. Observe mais o comportamento do colega mencionado e identifique se de fato é um puxa saco ou como já disse é um profissional que está mostrando serviço e fazendo seu marketing pessoal.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre esse post

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...