sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Redes Sociais x Trabalho

A não ser que você seja um profissional de mídias sociais, não é nem preciso dizer que acessar certos sites constantemente é uma prática mal vista pela maioria das empresas, certo?

As redes sociais foram feitas com o objetivo de integrar ou como o próprio nome já diz, socializar. E, vendo por um lado bem pragmático, o ambiente de trabalho não é o lugar onde vamos matar as saudades dos amigos, e sim um local de produzir. E essa seria apenas a primeira das muitas preocupações que as empresas têm em relação a essa prática.

A partir do momento que um profissional está se distraindo demais em site como Facebook, Twitter, Google+ e outros, duas situações podem estar ocorrendo - o profissional está com tempo livre demais ou então está desmotivado no trabalho e esquecendo de seu compromisso com a empresa.

Qualquer que seja o motivo de todo aquele engajamento virtual, uma coisa é certa; seu gestor ficará de olho em você e, a partir daí, é provável que regras sejam estabelecidas para o seu departamento ou para toda a empresa. E com isso sua falta de motivação, provavelmente irá se intensificar, fazendo que o ambiente fique ainda menos agradável para você.

É claro que ninguém trabalha oito horas por dia, sem pausas. Acessar uma vez ou outra a rede social ou seu e-mail particular são atividades que passaram a ser rotineiras na vida corporativa. O que devemos sempre são os excessos.

Portanto, tome cuidado! Percebeu que sua produtividade vem caindo e sua presença on line nas redes sociais vem aumentando, é hora de rever suas prioridades, ao menos durante o expediente. E como já mencionei em 2009 - na "era Orkut", quanto mais nos expomos na rede, mais seremos vistos e julgados nela.

Ótimo dia e conecte-se; com moderação.

Pedro Rodrigues.

Artigo republicado devido as festas de final de ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esse post

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...